PÚBLICO
ALVO:
* 9º ano
OBJETIVO:
* Trabalhar a Leitura e escrita de forma
fragmentada no Gênero Conto.
CONTEÚDO:
* “Texto Pausa” de Mário Prata e Passeio
Noturno I de Rubem Fonseca.
HABILIDADES:
· * Ativação de conhecimento de mundo; antecipação
e predição; checagem de hipóteses;
· * Localização de informações; comparação de
informações; generalizações;
· * Produção de inferências locais e globais;
· * Recuperação do contexto de produção;
definição de finalidade e metas da atividade da leitura;
· * Percepção das relações de intertextualidade;
percepção das relações de interdiscursividade.
RECURSOS:
· *Texto impresso, giz e lousa.
· * Obs: Além deste recurso podemos utilizar também
o Data show para que os alunos visualizem melhor os textos.
· * Blog para discussões futuras sobre os textos.
AVALIAÇÃO:
· * Participação em sala de aula e Produção de
texto final. Para os alunos com
dificuldade pode-se avaliar sua participação e pedir para que os alunos
desenhem a continuação da história.
RECUPERAÇÃO:
· * Contínua;
· * Revisão de conteúdos;
· * Produção textual, lembrando que os alunos com
dificuldades poderão produzir desenhos ou até mesmo produzir oralmente a
continuação do texto.
ESTRATÉGIAS:
· * Dividir a sala em duplas, separando os alunos
por grau de dificuldade e ajudando os alunos com dificuldades;
· * Pedir aos alunos que levantem hipóteses a
partir do título do texto;
· * Leitura feita pelo professor até a metade do
texto; em seguida pedir aos alunos que levantem hipóteses sobre o que esperam
do texto;
· * Após a leitura, lançar as questões aos alunos
sobre o personagem principal. (Questões: 1. Por que a personagem escolhia os
Domingos para sair?; 2. Por que ele escolheu um hotel tão barato?; 3. Porque
motivo ele fazia isso? )
· *Ler o Conto Passeio Noturno I e pedir para os
alunos compararem com o texto Pausa;
·
Solicitar aos alunos para que eles continuem
o texto, com uma produção textual.
ATIVIDADES:
1. Pedir
aos alunos que interpretem o conteúdo do texto pelo título.
2. Em
seguida, fazer a leitura do texto até a metade e discutir com os alunos o que
eles esperam do texto.
3. Fazer
a leitura final e pedir para que os alunos levantem hipóteses a respeito do
personagem principal, por qual motivo ele fazia isso aos Domingos.
4. Ler
o Conto Passeio Noturno I e comparar com o texto Pausa.
5. E
por fim, pedi para que os alunos dêem continuidade ao texto.
òtima situação de aprendizagem!!Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada Rosane...
ResponderExcluirAdorei esta proposta de situação de aprendizagem! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Silvana..Que bom que você gostou!!! Obrigada..
ResponderExcluirMohegan Sun - Casino Information - MapYRO
ResponderExcluirMohegan Sun features an onsite bowling center, restaurants, shops, and shops. There are 17 영주 출장안마 restaurants and 상주 출장샵 17 bars/lounges. 포항 출장안마 The casino has 37 화성 출장안마 gaming tables. Rating: 포천 출장마사지 2.9 · 3 votes