Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

PÚBLICO ALVO:

*         9º ano

OBJETIVO:

     *   Trabalhar a Leitura e escrita de forma fragmentada no Gênero Conto.


CONTEÚDO:

           *   “Texto Pausa” de Mário Prata e Passeio Noturno I de Rubem Fonseca.

HABILIDADES:

·        * Ativação de conhecimento de mundo; antecipação e predição; checagem de hipóteses;
·        * Localização de informações; comparação de informações; generalizações;
·        * Produção de inferências locais e globais;
·       * Recuperação do contexto de produção; definição de finalidade e metas da atividade da leitura;
·   * Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.

RECURSOS:

·         *Texto impresso, giz e lousa.
·      *  Obs: Além deste recurso podemos utilizar também o Data show para que os alunos visualizem melhor os textos.
·       *  Blog para discussões futuras sobre os textos.

AVALIAÇÃO:

·        * Participação em sala de aula e Produção de texto final.  Para os alunos com dificuldade pode-se avaliar sua participação e pedir para que os alunos desenhem a continuação da história.

RECUPERAÇÃO:

·       Contínua;
·     * Revisão de conteúdos;
·     * Produção textual, lembrando que os alunos com dificuldades poderão produzir desenhos ou até mesmo produzir oralmente a continuação do texto.

ESTRATÉGIAS:

·      * Dividir a sala em duplas, separando os alunos por grau de dificuldade e ajudando os alunos com dificuldades;
·        * Pedir aos alunos que levantem hipóteses a partir do título do texto;
·     * Leitura feita pelo professor até a metade do texto; em seguida pedir aos alunos que levantem hipóteses sobre o que esperam do texto;
·        * Após a leitura, lançar as questões aos alunos sobre o personagem principal. (Questões: 1. Por que a personagem escolhia os Domingos para sair?; 2. Por que ele escolheu um hotel tão barato?; 3. Porque motivo ele fazia isso? )
·         *Ler o Conto Passeio Noturno I e pedir para os alunos compararem com o texto Pausa;
·         Solicitar aos alunos para que eles continuem o texto, com uma produção textual.

ATIVIDADES:

1.    Pedir aos alunos que interpretem o conteúdo do texto pelo título.
2.    Em seguida, fazer a leitura do texto até a metade e discutir com os alunos o que eles esperam do texto.
3.    Fazer a leitura final e pedir para que os alunos levantem hipóteses a respeito do personagem principal, por qual motivo ele fazia isso aos Domingos.
4.    Ler o Conto Passeio Noturno I e comparar com o texto Pausa.
5.    E por fim, pedi para que os alunos dêem continuidade ao texto.


5 comentários:

  1. òtima situação de aprendizagem!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta proposta de situação de aprendizagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Silvana..Que bom que você gostou!!! Obrigada..

    ResponderExcluir
  4. Mohegan Sun - Casino Information - MapYRO
    Mohegan Sun features an onsite bowling center, restaurants, shops, and shops. There are 17 영주 출장안마 restaurants and 상주 출장샵 17 bars/lounges. 포항 출장안마 The casino has 37 화성 출장안마 gaming tables. Rating: 포천 출장마사지 2.9 · ‎3 votes

    ResponderExcluir